Para um Dia sem Preguiça

sexta-feira, fevereiro 03, 2017


As vezes a gente tá mal e acaba sendo atacado por uma onda de desanimo e preguiça, quem costuma ficar deprimido sabe como isso é ruim, parece que o dia simplesmente não rende e que o único lugar possível para ir, é para a própria cama.
Eu sei que a maneira como me sinto quando estou deprimida não é preguiça propriamente dita. Eu sei que é um tipo de fraqueza, a falta de motivação e a falta geral de energia no corpo , e não uma falha de caráter. No entanto, essa situação me inibe, causando resistência em até mesmo os menores itens de lista de afazeres.

Então eu me forcei a criar um arsenal de hábitos matutinos que são uma forma de ligar com a minha "preguiça" no inicio do dia. Acho que a maneira como eu começo o meu dia tem uma grande influência sobre a produtividade das horas seguintes. Vou mostrar aqui alguns hábitos que eu acho úteis. 

P.s: As vezes falho em cumprir esses hábitos, e isso não significa que seja ruim, se você não fizer essas coisas, ou não pode fazer essas coisas, não se sinta mal! É apenas algo que eu tento fazer.

Um hábito: faça a sua cama
Faça a sua cama todas as manhãs, você já começa seu dia com uma pequena dose de organização e ainda vai dar aquele pequeno orgulho de ver o quarto todo organizado. Um ambiente mais organizado equivale a um estado mental melhor. Fazer a cama é um hábito conhecido como um hábito "chave", um hábito simples ou de rotina, por assim dizer, fazer sua cama pode ser o catalisador que faz com que o resto de seus hábitos diários aconteçam. 


Hábito dois: Comece o dia com sua tarefa mais desafiadora
É da nossa natureza adiar a tarefa mais difícil ou temida até o último minuto - a gente pode ver isso pela quantidade enorme de posts falando sobre "parar de procrastinar" na internet. O problema com a procrastinação é que os itens mais importantes em nossas listas acabam sendo menosprezados... até amanhã .... Ou no dia seguinte. A cura? Coloque o item mais difícil de sua lista para fora na primeira oportunidade.

Hábito três: Faça uma lista de amanhã

Isso pode não funcionar para quem têm ansiedade noite. A "lista de amanhã". Pegue seu telefone ou agenda antes de subir na cama, comece a fazer uma lista de coisas que precisam ser feitas no dia seguinte. Eu recomendaria listar as três maiores coisas que você gostaria de fazer. Se você listar muitos itens, você pode começar a se limitar pela quantidade assustadora de tarefas. Fazer uma lista na noite anterior me permite começar a realizar tarefas rapidamente e com sucesso no dia seguinte.

Hábito quatro: Adicione bondade à sua lista de coisas a fazer 
Essa é uma mentalidade excelente para fazer na parte da manhã e durante todo o dia. É difícil sentir-se para baixo quando você está criando coisas criativas para trazer alegria para os outros. Encontrar algo "bom" para fazer vai fazer seu dia render mais e te dar uma perspectiva mais brilhante. Isso me ajuda muito.


Hábito cinco: Acordar,  se vestir e sair
Para mim, a manhã é a parte mais difícil do dia, quem têm o metabolismo noturno deve me entender, minha cabeça trabalha bem mais lentamente pela manhã e é difícil colocar as coisas no papel (por isso a lista no dia anterior). É realmente difícil, mas se eu posso começar o meu dia cuidando de mim e da minha aparência consequentemente, isso me deixa mais saudável. Não durma muito, nem pense, apenas acorde e pule da cama. Chuveiro. Lave seu rosto. Escove seus dentes. Coloque uma roupa que te faça feliz. Mexa-se. O movimento irá ajudá-lo a ultrapassar o que quer que possa estar pesando você para baixo.

A primeira semana é a mais difícil, eu sei, mas tente pegar um ou dois desses hábitos para ajudar sua rotina diária, um passo de cada vez, mesmo que você não consiga fazer todos os dias! Compartilhe comigo também suas dicas diárias, o que você faz para espantar a preguiça e o desanimo?

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